11 de jul de 2012

Oprich / Piarevaracien / Chur – Triunity (Split CD)



Casus Belli Productions – Importado 
Nota 8,5
Por Marcos Garcia

Para fãs do chamado Folk Metal em geral, entre a música e as letras de um grupo deve existir a coerência, pois não basta apenas tocar, mas também lidar com temas ligados ao paganismo ou às culturas antigas de países, quase sempre europeus. É uma exigência, e que pode ser satisfeita neste Split CD entre três bandas de nacionalidades diferentes, Oprich (da Rússia, onde o estilo anda crescendo cada vez mais), Piarevaracien (da Bielorrússia) e Chur (da Ucrânia), sendo que as três desfilam um trabalho conceitual em Triunity.
O intuito deste CD é expressar solidariedade histórica das três nações eslavas de onde as bandas vieram, bem como expressar suas raízes culturais e exaltar mesmo tempo, as características originais do patrimônio de cada nação.
As produções sonora e visual estão no mais alto nível, logo, não há muito que ser detalhado em ambas, só ressaltando que a sonoridade flui de forma tranquila e pesada na medida certa, mesmo nos momentos mais Folk de cada uma delas.
São três faixas para cada banda.
O Oprich sabe mesclar riffs mais pesados com flautas e elementos Folk sem constrangimentos e sem se perder, especialmente pelos vocais, em uma música não muito ríspida e cheia de melodias bem fortes e empolgantes, como no caso de Up the Rivers of the North, uma faixa um pouco mais acelerada, e The Volga, esta um pouquinho mais lenta, mas ainda mantendo a empolgação da primeira. Já o Piarevaracien é bem menos pesado, focado mais na climática Folk e em estruturas musicais mais bonitas e bem compostas, com flautas constantes e bem postadas, além de guitarras acústicas, sendo que suas três faixas, My Autumn, Morning e Ashes tem forte emotividade presente. O Chur é a banda onde a mistura Folk-Metal é mais bem equilibrada e homogênea, pois apesar dos instrumentos Folk, a banda não abre mão de guitarras distorcidas, como fica claro na forte e pesada Over the River, Through the Woods (A Swallow Flew), bem pesada e que leva ao banging com facilidade, com ótimas guitarras.
Um bom disco, sem sombra de dúvidas, mostrando que nem mesmo a ditadura socialista de Stálin conseguiu matar a cultura nos três países (no qual a Ucrânia sendo o que mais sofreu), e muito menos a força do Metal.
E aproveitem, porque são somente 1000 cópias!


Triunity (Oprich / Piarevaracien / Chur) - Album Preview


Triunity

Oprich

1. Up the Rivers of the North
2. The Volga
3. North the Boundless

Formação:

Pustosvyat – Baixo 
MournGrimm - Bateria 
Kolyada – Guitarras 
Yaromir – Guitarras e vocais 
Rada – Flauta 
Pan – Vocais 


Piarevaracien

1. My Autumn
2. Morning
3. Ashes

Chur

1. O There on the Mountain
2. Over the River, Through the Woods (A Swallow Flew)
3. O the Spring is in a Field       


Formação:

Chur – Todos os instrumentos


Contatos:

Comentários
0 Comentários

Comentário(s):