20 de out. de 2016

DARK INQUISITION – Before the Battle (Single)


2016

Nacional

Músicas:

1. Glorification of Evil
2. Exilium
3. Spiritfolk


Banda:

Daniel Malkafly - Vocais
Rafael Terueu - Guitarras
Eduardo Figueiró - Guitarras 
Michel Crisaor - Baixo
Rafael Brittus - Bateria


Contatos:



Nota:

Originalidade: 8
Composição: 9
Produção: 9

9/10

Texto: Marcos “Big Daddy” Garcia


O que é, antes de tudo, o que chamamos de Pagan Metal?

Em palavras, é simples: é qualquer vertente do Metal em que a temática Pagan/Folk esteja incluída, e com alguns elementos musicais bem característicos, sem necessariamente ser necessário o uso de instrumentos não convencionais (violinos, ocarinas, harpas, flautas e outros). É uma boa forma de descrever o gênero, embora meras palavras não consigam retratar tanta diversidade musical de uma única vez.

E apostando em uma forma mais tradicional do tema, temos o experiente quinteto paulista DARK INQUISITION, que retorna com o Single “Before the Battle”, mais de dez anos depois do EP “Pagan Age”. E voltaram por cima, verdade seja dita.

Apostando no uso de Pagan Metal com um alinhavo todo feito com referências do Metal extremo (ou seja, Death, Black e Thrash Metal), o grupo se mostra coeso, firme, claro e com ótima noção melódica, e sempre com sua música sendo criada por um trabalho ótimo de baixo e bateria, com guitarras empolgantes (de onde flui toda a atmosfera Epick/Pagan Metal da banda), algumas flautas e vocais que usam bem timbres guturais e rasgados (e mesmo algumas narrativas em tom mais épico/viking). Ou seja, a banda sabe se diversificar, e mesmo apostando em uma fórmula que já foi usada antes, se sai muito bem e mostra personalidade.

As mãos de Fábio Gomes produziram e masterizaram o Single, dando aquele toque mais refinado e boa qualidade sonora ao peso agressivo e voraz do quinteto. Mas cuidado com suas concepções, que mesmo tão azedo e agressivo, as melodias do grupo foram evidenciadas, para que a atmosfera pagã fosse perceptível.

Em três músicas, o quinteto mostra que nunca deveria ter ficado fora da ativa por dez anos. É bom demais, com ótimas melodias, uma crueza musical que anda fazendo falta ao gênero por nosso país. E o grupo tende a mostrar seu valor assim que seu álbum, “We Are Coming”, que sairá em 2017. Mas “Before the Battle” é um aperitivo delicioso para nossas mentes.

“Glorification of Evil” – Apesar dos corais e algumas melodias Folk, a canção é focada na agressividade, com muitos momentos velozes da bateria, mas alguns onde aqueles arranjos Pagan Metal de guitarras dão as caras. E os vocais mostram uma alternância muito boa entre o rasgado e o gutural.

“Exilium” – Aqui, a banda anda em um meio termo entre o lado mais agressivo de sua música com o mais Pagan/Folk, com a presença de flautas e momentos mais amenos. O andamento é em tempo mediano, evitando ser extremado. Mas das guitarras surgem riffs melancólicos pegajosos em vários momentos. A criatividade do grupo é excelente, tanto que existem belas incursões de baixo e vocais viking.

“Spiritfolk” – Violões dão aquela atmosfera pagã tão preciosa e necessária à canção, com alguns solos melodiosos de primeira. Mas logo a agressividade surge, adornada com uma boa técnica musical. Mas a canção possui toda uma aclimatação Pagan de primeira, mesmo com tanta agressividade. E os famosos corais Pagan/Folk aparecem, bem como flautas e mais uma vez, baixo e bateria roubam a cena.


No mais, bem vindos de volta!

Ah, sim: quem mora em SP, eles tocarão no dia 29/10, na Feira ENTRE DOIS MUNDOS, com outras bandas do gênero. Vale a pena!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Liberaremos assim que for analisado.

OM SHANTI!

Comentário(s):